Veículos do Star Wars – AT AT

Nome: Andador Imperial de Transporte Blindado.

Produção: Estaleiros de Kuat.

Facção: Império Galáctico.

Frase: “Nós tínhamos a batalha de Gormen vencida até os AT AT chegarem. Eles vieram pelo nevoeiro e esmagaram todas as linhas de combate. A população local fugiu aterrorizada, mas os soldados experientes se renderam. Nós sabíamos que nunca poderíamos superar um AT AT”. – Major Bren Derlin, Comandante de Campo Rebelde.

Possivelmente o veículo terrestre mais formidável de todos, o AT AT foi desenvolvido para transportar tropas em território inimigo e trazer o medo de enfrentar o Império. Sua história teve início durante as Guerras Clônicas, onde modelos experimentais foram usados com sucesso na Batalha de Jabiim. Muitos anos depois, o General Maximiliano Veers ressucitou o antigo projeto republicano e transformou o andador num símbolo do Império. O próprio Veers lideraria uma força especial, Força Nevasca, de AT AT modificados e usados na Batalha de Hoth.

Durante a Guerra Civil Galáctica, o Império produziu centenas de AT AT. Os componentes desse andador eram feitos por várias empresas diferentes, mas sua construção definitiva era feita nos Estaleiros de Kuat. Após Endor, a Nova República destruiria boa parte das fábricas de AT AT em Kuat, Carida e Belderone. Porém, algumas fábricas sobreviveriam e continuariam a produzir esses andadores para os Remanescentes Imperiais.

O colossal AT AT pode alcançar mais de 15 metros de altura. Ele carrega em seu interior mais de 40 stormtroopers, 5 motos de patrulha e armas pesadas. Para poder desembarcar esse contigente, o AT AT fica de joelhos e ativa uma rampa pela lateral. Alguns AT AT até foram modificados para carregarem dois andadores AT ST para combates mais pesados. A tripulação é formada por um comandante, um piloto e um artilheiro. Todos estão localizados na “cabeça” do andador.

O AT AT usa canhões pesados de longo alcance e torretas leves para médio alcance. Enquanto os canhões são usados como armamento principal, as torretas são usadas para defenderem o andador por ataques pelos flancos. A “cabeça” elástica do AT AT é capaz de se posicionar mais de 90 graus pela direita ou esquerda e 30 graus de cima para baixo, criando um espetacular campo de visão para suas armas. O artilheiro controla todas as armas e usa uma mira holográfica que gira 360 graus. Muitos pilotos do andador usam as pesadas pernas para esmagarem edifícios ou soldados inimigos.

A blindagem e a velocidade do AT AT faz com que o veículo seje quase indestrutível. A maioria dos rifles e canhões são inúteis diante da expessura da blindagem do andador. Os dois motores fazem o AT AT andar mais de 60 km/h em terrenos planos e podem continuar funcionando após graves danos. Para deixa-los mais letais, o Império criou certos componentes para ambientes específicos. Um exemplo é o AT AT “Dunas” usado em planetas extremamente quentes e que possui um incrível sistema refrigeração para impedir que se aqueça.

Sempre os primeiros veículos imperiais a participarem do combate, os AT AT são transportados por Destroieres Estelares, que lançam dezenas de naves que carregam dois andadores cada uma. O principal objetivo do AT AT é de abrir caminho nas defesas inimigas e facilitar o avanço da infantaria e de veículos leves.

Fonte: Star Wars – The New Essential Guide to Vehicles & Vessels (livro).

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *