Planetas de Star Wars – Ord Mantell (Canônico e Legends)

Como seu nome surgere, Ord Mantell foi um dos depósitos de lixo da Velha República durante suas expansões. Sua população fica concentrada em continentes áridos e planos. Enquanto o interior é seco e pobre, as cidades do litoral, incluindo a capital Worlport, são ricas e cheias de cassinos para estrangeiros gastarem seus dinheiros. O resto do planeta é formado por imensos lixos metálicos e por refinarias de fumaças tóxicas.

Os únicos verdadeiros habitantes do planeta eram os savrips, que acabaram sendo caçados e usados como ornamentos cerimoniais pelos Hutts. Já o resto da população do planeta é formada por 5% de cada espécie que se estabeleceu no mundo como: Rodianos, Rybets, Devaronianos, Arconanos e Humanos. Uma das principais atrações do planeta para estrangeiros é a famosa corrida espacial Blockade Runners, que ocorre na periferia do sistema estelar numa nuvem de cometas.

Quando a República encontrou a rota para Ord Mantell, em 12000 ABY, a rota era extremamente difícil de ser usada, pois a República ainda não tinha uma tecnologia avançada para atrevessa-la com segurança e por causa disso, Ord Mantell demorou para ser colonizado. Finalmente em 3700 ABY, a República colonizou o mundo e o transformou num importante centro comercial, graças a sua proximidade da Rota Hydian. Porém, contrabandistas e criminosos ainda assolom o sistema, graças as leis fracas e o governo local ser muito corrupto. A República até tentou criar rivais comerciais como Cassander, Nentan e Ketaris, para afastar a criminalidade de Ord Mantell, mas foi tudo em vão. O planeta não parava de chamar a atenção dos seres mais cretinos da galáxia.

Por causa de sua história, Ord Mantell ganhou o apelido de a “Jóia Brilhante” do setor inteiro. Esse apelido veio do dinheiro gastado pelo governo corrupto, que ignora o apelo de sua população pobre, que ainda sofre com o crime organizado que controla quase todo o planeta. Durante o Império, Ord Mantell se transformou numa importante fortaleza imperial, administrada por um Grão-Moff, mas mesmo com a forte presença imperial no mundo, a criminalidade continuava firme e forte.

Mesmo sob ocupação imperial, Ord Mantell manteve uma postura neutra. Poucas batalhas ocorreram em sua órbita ou em terra. Após a queda do Império, Ord Mantell não decidiu se unir a Nova República e manteve sua posição de neutralidade. Mesmo sofrendo com a alta criminalidade, a população do planeta continua crescendo na cultura e principalmente na economia.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *