Planetas de Star Wars – Onderon (Canônico e Legends)

Onderon é um mundo selvagem, conhecido por suas enormes selvas, infestadas pelas criaturas mais violentas e assustadoras do planeta. Mas, sua população também tem um histórico que assusta qualquer um que visite o mundo. Para os habitantes do Núcleo, a cidade murada de Iziz resume tudo sobre os onderianos. Para as civilizações mais avançadas, os onderianos são meros selvagens cercados por bestas demoníacas. Mas, a verdade é bem diferente.

Suas selvas possuem uma forte coloração roxa e são muito bonitas. Porém, são habitadas por criaturas brutais e violentas que vieram da “Lua Demoníaca” de Dxun, há muitos anos atrás. Muitos desses predadores dominam as selvas de Onderon, mas há também predadores alados que controlam os céus do mundo. Mas, esse mundo selvagem mudaria drasticamente com a chegada dos primeiros colonos.

Entre 5200 e 4600 ABY, uma misteriosa nave de colonização humana chegou em Onderon. Os humanos sofreram enormes perdas nas garras dos predadores do planeta e a situação ficou grave quando a lua Dxun ficou próxima da atmosfera de Onderon e criou uma “ponte” que facilitou a entrada de novas criaturas violentas no mundo. Os colonos sobreviventes, se reuniram em volta da nave e construíram uma poderosa fortaleza, chamada de Iziz, que se tornaria a capital de um poderoso reino humano. Os criminosos do reino eram expulsos da cidade e deixados para morrer nas selvas do planeta. Porém, com o passar dos anos, esses crimonosos conseguiram domesticar as bestas assassinas de Onderon e vários clãs guerreiros foram estabelecidos pelo planeta.

Em 4400 ABY, o aprendiz Sith, Freedon Nadd, chegou à Onderon e “infectou” toda a linhagem da família real com sua alquimia do lado negro. Os seus seguidores, os Nadistas, tentaram duas vezes em retomar o poder quando a República e os Jedi descobriram sobre as origens de Freedon Nadd e libertaram o mundo do lado negro. Durante a Guerra Sith, os mandalorianos invadiram o planeta, mas acabaram derrotados. Já na Guerra Civil dos Sith, Onderon ficou dividido entre os seguidores da Rainha Talia e do General Vaklu.

Iziz continua sendo a única cidade do planeta, mas existem centenas de pequenas vilas no imenso continente. Os violentos predadores de Onderon não são mais uma ameaça para a população, pois foram capturados e treinados como montarias ou simplesmente caçados até a extinção. Por causa disso, está mais seguro viajar pelo planeta do que antes. Vários templos da religião Unifras acabaram erguidos pelo mundo. Assim, mesmo, algumas selvas ainda são extremamente perigosas até hoje.

Durante as Guerras Clônicas, Onderon foi ocupado pelos separatistas. Mas, com a ajuda dos jedi, uma poderosa guerrilha, liderada Saw Gerrera e sua irmã, forçaram os separatistas a abandonarem o planeta. Porém, o Império acabou ocupando o mundo até a sua queda. Trinta anos depois, Onderon continuou sendo um importante membro da Nova República e tem total apoio pela Resistência contra a Primeira Ordem.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *