Planetas de Star Wars – Mimban (Legends)

O sistema Circarpous é um lugar agitado: Circarpous IV é um planeta densamente habitado e industrializado que se tornou o centro comercial de toda a Região das Expansões. Circarpous III é um mundo totalmente industrial onde todo o minério extraído de Circarpous X e XII é processado. Já a quinta lua de Circarpous XIV é uma imensa mina vulcânica que consegue existir num dos sistemas mais frios da galáxia. Por vários anos, a Aliança Rebelde manteve uma base subterrânea de onde podia lançar ataques ocultos contra as bases imperiais concentradas em Circarpous III e IV.

Circarpous V, também conhecido como Mimban, é um mundo pantanoso e atrasado em comparação aos seus vizinhos. Mas, para monstrar certo respeito à sua população local, pouca tecnologia avançada é utilizada no planeta. Tudo é natural lá. Porém, essa paz e tranquilidade durou pouco quando sondas droides descobriram minérios raríssimos localizados nas crateras de meteoros no planeta. Imediatamente o Império ocupou o mundo e iniciou um longo processo de mineração.

Sem avisar a população local, o Império instalou cinco cidades mineradoras no planeta, sendo a maioria dos habitantes trabalhadores escravizados e criminosos cumprindo sentenças. Optando por velocidade em detrimento do tempo, o Império não deu bola para o constante vazamento radioativo das brocas que eram usadas para extrair os minérios de meteoro.

Há pelo menos duas espécies nativas de Mimban. Os minbeanos (ou “verdinhos”) são seres humanóides que acabaram virando viciados em álcool e ficam perambulando pelas cidades mineradoras em busca de mais bebida. E os coway, parentes dos mimbeanos, vivem nos subterrâneos do planeta e odeiam estrangeiros. Templos e ruínas espalhados pelo mundo revelam que já houve outras culturas milhares de anos atrás.

Após a Batalha de Yavin, Leia Organa e Luke Skywalker foram para Circarpous IV negociar com os líderes locais, que queriam financiar a campanha militar da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico. Porém, uma falha nos motores da nave em que estavam forçou a dupla a pousar em Mimban, onde descobriram a atividade ilegal do Império no planeta e ainda escaparam de Darth Vader. Quando finalmente alcançaram Circarpous IV, Leia e Luke disseram aos líderes locais o que os imperiais estavam fazendo em Mimban. Enfurecidos, os mimbeanos começaram a desviar todos os recursos imperiais para a Aliança, um evento que ajudou muito os rebeldes a fortalecerem suas bases pela galáxia.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *