Naves de Star Wars – Carro das Nuvens (Canônico e Legends)

Nome: Tempestade Dupla IV “Carro das Nuvens.”

Produção: Motores de Bespin.

Afiliação: Guarda Aérea de Bespin.

Frase: “Se você conseguir subornar um membro da Guarda Aérea de Bespin de pegar uma carona numa viajem para a Cidade das Nuvens, você não vai se arrepender de ter gastado seus créditos. A vista é fenomenal.” – Segmento do Guia Ilegal de Ullok de Bespin.

Enquanto que o apelido “carro das nuvens” é usado para identificar veículos aéreos atmosféricos, ele surgiu graças as naves usadas em Bespin. Desenvolvidos pela Motores de Bespin, essas naves foram feitas para patrulhas defensivas para proteger as minas flutuantes do planeta. Possui uma pesada blindagem e tem duas cabines conectadas por um motor central. Os membros da Guarda Aérea de Bespin ainda usam o modelo Tempestade IV para proteger os interesses dos mineradores locais e de receber visitas de estrangeiros. As naves também são usadas pelos civis para passeios e viagens locais.

Cada Carro das Nuvens de Bespin possui dois canhões lasers. O Carro das Nuvens não possui nenhuma capacidade de carregar armas pesadas ou acabaria caindo por causa do peso de tais armas. Porém, alguns modelos roubados dessas naves sofreram várias modificações e acabaram possuindo armas pesadas e avançadas que impediram a nave de cair com seu peso.

O piloto tinha acesso a sistemas navegacionais e de comunicações avançados. Mesmo sendo projetados para operações atmosféricas, os Carros das Nuvens ainda podem ser usados, de forma temporária no espaço, pois não possuem suporte de vida para o piloto.

O principal motor do Carro das Nuvens é um poderoso motor de íon. Esse motor avançado é capaz de fazer o Carro das Nuvens voar mais de 1000 km/h. Porém, para a nave fazer manobras mais arriscadas, foi instalado um segundo motor só feito para isso. Para impedir que se aqueçam também foi instalado um sistema de refrigeração na parte central que conecta ambos os motores.

Quando o Império ocupou Bespin após a Batalha de Hoth, a Motores de Bespin começou a vender suas naves para outros mercados. Empresas rivais também adotaram o design simplificado do Carro das Nuvens para vender mais rápido e barato quanto o original. Por causa desses eventos, os Carros da Nuvens se tornaram uma das naves mais usadas em planetas, tanto por civis quanto por militares.

De todos os modelos dos Carros das Nuvens, o tipo militar possuía uma blindagem pesada e armas bem avançadas e poderosas capazes de abater cargueiros ou caças de combate. Só existe um modelo de Carro das Nuvens capaz de funcionar no espaço: o Talon I.

Fonte: Star Wars – The New Essential Guide to Vehicles & Vessels (livro).

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *