Naves de Star Wars – Caça Z-95 (Canônico e Legends)

Nome: Caça Incom/Subpro Z-95-AF4.

Produção: Corporações Incom e Subpro.

Facções: Velha República, Aliança Rebelde, Nova República e Piratas.

Frase: “Contanto que os mecânicos continuem tentando achar algum meio de melhorar essa belezura, o Z-95 nunca será obsoleto.” – Mecânico Criminoso ‘Doc’.

Um dos caças mais antigos ainda em uso na Nova República, o Z-95 foi usado nos eventos mais impotantes da galáxia, antes mesmo da Batalha de Yavin. O segredo de sua longa vida é sua incrível resistência e facilidade em voo. É bastante cobiçado por mercenários, piratas e empresas de segurança.

O primeiro modelo do Z-95 foi projetado pela Incom para ser um caça de superfície, mas com o passar dos anos acabou virando um caça espacial. O seu conceito é bem básico: dois motores e duas asas dobráveis. A cabine do piloto, que seria reutilizada no Asa-X, garantia uma visão periférica perfeita. O modelo 1 não carregava armas, mas como acabou sendo bastante popular entre criminosos e policiais, a Incom adicionou três canhões em cada asa.

Ao contrário do que a Incom falava sobre o Modelo I, esse não podia ser usado para combate espacial. Incom imediatamente produziu modelos mais avançados do Z-95 e capazes de funcionar no espaço. A mudança mais drástica foi a substituição das asas dobráveis por asas fixas, cada uma com um propulsor a mais. A cabine dos novos Z-95 também sofreram modificações e ficaram bem mais avançadas do que antes. A Incom ainda adicionou uma opção para seus compradores poderam modificar o caça à vontade, com kits produzidos pela empresa.

Como a maioria dos caças populares, o Z-95 teve dezenas de modelos diferentes. O modelo militar Z-95-AF4 possui dois motores, dois canhões e lançadores de mísseis o que o faz mais poderoso que o Asa-Y. De início, a Aliança Rebelde usou esses caças como bombardeiros de curto alcance. Também foram usados para treinamentos avançados de vôo, pois sua cabine é bem parecida com os Asas X e Y.

Por serem bastante conhecidos pela galáxia, os Z-95 já foram pilotados por vários heróis da Aliança. Dentre eles Mara Jade, que possuía seu próprio Z-95 com hiperpropulsão. Quando viveu no território do Setor Corporativo, Han Solo liderou um grupo de mecânicos rebeldes usando um esquadrão de Z-95 originais. Durante um violento combate, Han Solo demonstrou que nas mãos de um bem treinado piloto, o Z-95 se tornava um caça extremamente poderoso.

Fonte: Star Wars – The New Essential Guide to Vehicles & Vessels. (livro)

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *