Naves de Star Wars – Caça Chiss (Legends)

Nome: Híbrido Imperial “Nssis” Classe Garra Chiss

Produção: Chiss.

Afiliação: Frota Expedicionária de Defesa Chiss.

Frase: “Você tem que admirar os Chiss. Eles não só roubam sua tecnologia – eles acabam a melhorando.” – Engenheiro Imperial Desconhecido.

Por centenas de anos, antes mesmo de se encontrarem com o Império, os Chiss eram mestres na tecnologia ultra-avançada. Criando um novo sistema de hipervelocidade, os humanóides azuis se espalharam pela galáxia. Eventualmente, um Chiss chamado Thrawn, líder de uma expedição, encontrou o Império e se juntou a ele. Aproveitando o alto conhecimento de Thrawn sobre o Império, os Chiss desenvolveram um caça híbrido imperial/chiss: O Caça Garra.

O Caça Garra ou Chiss é facilmente reconhecível por sua cabine redonda, que é na verdade uma cabine modificada do Caça TIE. Como o TIE, o caça possui dois motores de íon na sua traseira. O design chiss é facilmente visto na forma curvada das quatro armas que formam as asas do caça. Cada asa possui um  canhão imperial modificado. Os canhões disparam do mesmo modo que o Asa-X, de forma independente. Igual ao Asa-X, as asas são dobráveis. Durante combate, os pilotos chiss utilizam um ataque giratório para usar todas as armas ao mesmo tempo. Esse ataque cria uma barreira de lasers que é impossível de ser desviada.

Enquanto o Império produz caças TIE para serem descartáveis, os Chiss preferem usar táticas espertas para aproveitar ao máximo as vantagens do Caça Garra. Para deixá-lo mais seguro, o Caça Garra possui uma blindagem pesada e um escudo defletor avançado. Porém, a adição de tais defesas deixam o caça bem lerdo comparado ao TIE.

O caça é usado para patrulhar as fronteiras do Território Chiss. Esse caça também participou em grandes batalhas da Nova República como a Batalha de Kalarba. Caso danificado em combate, o caça possui um incrível suporte de vida para o piloto. Já a hipervelocidade só funciona dentro do Território Chiss, limitando a nave em outras partes da galáxia.

Por causa desse limite na viagem espacial, o caça não possui sistemas de navegação. Sem esse sistema, o caça pode ficar em perigo se sair do território Chiss. O único jeito desses caças saírem do território é quando uma nave maior que possui o sistema de navegação pode guiar os caças até seu objetivo na galáxia.

Fonte: Star Wars – The New Essential Guide to Vehicles & Vessels (livro).

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *